domingo, 6 de janeiro de 2013

O PADRÃO MVC

O padrão de arquitetura MVC,  é utilizado para desenvolver de forma a separar uma aplicação em 3 módulos independentes: MODEL (modelo), VIEW (vista), CONTROLLER (controlador).

O padrão MVC é um dos vários tipos de DESIGN PATTERNS existentes. Como informei, este padrão modulariza a aplicação em 3 frentes, cujas iniciais dão o nome do padrão. Serve para digamos, dividir as responsabilidades de um software, de uma aplicação web. Criamos classes padronizadas para executar o que é de responsabilidade de cada frente ou camada.

MODEL -> Formação dos dados do componente. Representa dados da aplicação e implementa regras de negócio. A regra de negócio diz como um determinado requisito deve ser resolvido, coisa que geralmente é o dono do negócio que define da forma que melhor convém ao seu negócio. A camada MODEL é responsável por todo gerenciamento da informação. Quase todo o código da aplicação se encontra nesta camada.

CONTROLLER -> Camada que podemos dizer que fica no 'meio' , pois interpreta, controla e mapeia as ações do usuário no aplicativo. O controller altera a camada MODEL e executa diversas tarefas. Devido a tamanha responsabilidade, deve ser modelada com bastante atenção e cuidado. O controller faz a seleção da visão adequada para o usuário.

VIEW -> Visão. Esta é a parte dedicada ao usuário da aplicação. Nesta camada se acessa os dados que estão em MODEL via CONTROLLER. Simplesmente nesta camada, recebe-se os dados  do usuário e apresenta os resultados aos mesmos.

O padrão de projetos MVC é adequado para aplicações web de interação. Este padrão permite o reuso (em outros projetos) e facilita a adição de novas funcionalidades, novos fluxos de dados e novos clientes, por exemplo. 
O MVC separa os diferentes aspectos da aplicação ao mesmo tempo que fornece um bom acoplamento (nivel de conhecimento de uma classe sobre outra) e aumento da coesão (classe com propósito bem definido e independente de outra).
O MVC foi criado em 1979 (faz tempo !) pelo norueguês  Trygve Reenskaug, um cientista da computação a serviço da Xerox na época.

Bem vou saindo  agora. Esta foi mais uma postagem num domingo, hoje nublado. 
Forte abraço,

Fabiano Lopes - 06 de janeiro de 2013 - 13:43


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? NÃO GOSTOU? TEM ALGO IMPORTANTE A ACRESCENTAR?
Comente, seu comentário é importante !