domingo, 13 de janeiro de 2013

FIREWALL

 FIREWALL: 
O que é? Pra que serve? 
Como configurar e utilizar? 


E aí, vai permitir acesso?
O Firewall é um software que acompanha o sistema Windows desde a versão XP.
Ele serve para proteger seu computador de intrusos via rede. 
Pense na sua casa, para se proteger você a cerca de muro, grades, janelas, portas. E o firewall faz exatamente isso: ele atua bloqueando as portas do computador. Todo programa para ser utilizado precisa de uma porta disponibilizada a ele. Qual seja o programa. O Google Chrome utiliza uma, o Skype outra, o Nero outra, e assim por diante. O problema é quando estas portas ficam abertas. É tudo que um invasor quer. Seu computador correrá potencial risco de ser invadido.
Pode ser que a invasão se dê sem fins maliciosos, apenas para roubar conexão, mas pode ser que seja para roubar dados confidenciais, e aí já viu que problema será.



A ilustração acima representa o firewall, ele seria o muro entre os dois computadores, o computador da frente seria o seu e o de trás seria o do servidor na web. 
O Firewall faz o monitoramento de transferência de dados e avisa quando um programa ou cpu desconhecido ao seu computador tenta acessar alguma porta. Ele trabalha vigiando a primeira tentativa de acesso de um estranho, fazendo um bloqueio parcial e após te lança a pergunta se autoriza ou não o acesso de tal estranho. Se você autorizar, o programa entra automaticamente na lista de permissões do Firewall.
Simples assim.
Tudo que chega a uma rede interna deve passar pelo Firewall, é responsável por aplicar as regras de segurança, autenticar usuários em uma rede e limitar exposição dos hosts internos aos hosts da internet. Entretanto, se usado em uma rede, o Firewall não conseguirá bloquear o acesso mal intencionado de usuário interno da própria rede e nem ajudar em conexões que não passam por ele.
É importante que seu Firewall esteja corretamente configurado. Verifique se ele está ativado. Para fazer isso, procure-o em Painel de Controle e abra o ícone. Observe do lado esquerdo e clique em ATIVAR OU DESATIVAR O FIREWALL e escolha ativar, caso ele esteja desativado.
Também é possível entre outras coisas, permitir novos programas ou remover outros. Constantemente dê uma verificada na listagem de programas permitidos para checar se não há algum "estranho no ninho".

Para quem não sabe, existem diversos tipos de firewall e reconhecer um útil é tarefa prezável. Exemplo de firewalls: Outpost, Comodo, Pc Tools, Zone Alarm, Sygate, Ashampoo, etc.

Componentes de um bom Firewall

Autenticação - Processo que verifica a identidade de um usuário para assegurar de que o mesmo que está pedindo o acesso, seja de fato, o mesmo a quem o acesso é autorizado.

Controle de Acesso - Processo que bloqueia ou permite conexões de entrada ou de saída baseado em filtros de acesso ou através de mecanismos inteligentes que detectam o uso abusivo, bloqueando o acesso temporariamente.

Compatibilidade - O Firewall deve permitir o pleno funcionamento dos serviços prestados na rede, bem como, interagir ou até mesmo se integrar com as aplicações servidoras escolhidas pela corporação.

Auditoria - Processo vital na detecção de vulnerabilidades e acessos indevidos.

Flexibilidade - Facilidade no uso, ferramentas de administração de boa compreensão e suporte técnico.

Nota: Um bom programa de segurança de rede, é construído por um conjunto de programas e técnicas que tem por finalidade liberar ou bloquear serviços dentro de uma rede interligada à Internet de forma controlada. Embora o Firewall seja a parte mais importante em um programa de segurança, não devemos esquecer a importância de se utilizar ferramentas que auxiliam na detecção de brechas e vulnerabilidades dos sistemas operacionais que estão em uso na rede, bem como, o uso de programas que detectam intrusos ou ataques. É importante também, saber qual ação a ser tomada quando uma violação ou um serviço importante parar.



O Firewall desempenha uma importante função que não pode ser desprezada.

Esta foi mais uma postagem, desta vez  falando sobre segurança de computadores. 
Caso queira acrescentar algo, se sinto à vontade e comente !
Um forte abraço,
Fabiano Lopes - 13 de janeiro de 2013 - 16:12 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? NÃO GOSTOU? TEM ALGO IMPORTANTE A ACRESCENTAR?
Comente, seu comentário é importante !