quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

DESIGN PATTERNS



Ao pé da letra, design patterns significa Padrão de Projetos. Então o que quer se dizer realmente com isto? 
Quando formos desenvolver algo, seja em qual linguagem orientada a objetos for, devemos seguir alguns padrões mundialmente conhecidos de qualidade. É importante seguir estes padrões ao se desenvolver.
O Design Pattern surgiu nos anos 70 e está totalmente popularizado. Simplesmente posso dizer que Design Patterns são soluções definidas  para problemas conhecidos por alguém que anteriormente já passou por eles,  já validadas e testadas.

Propriedades do design patterns:
-DOCUMENTA O PROJETO DE FORMA A EVITAR ERROS DO INEXPERIENTE.
-É UMA SOLUÇÃO SIMPLES SEM ERROS CLÁSSICOS.
-FACILITA O ENTENDIMENTO DO PROJETO POR OUTRAS PESSOAS  DEVIDO A PADRONIZAÇÃO.

Obviamente, serve para sanar problemas de modelagem ou problemas recorrentes.  
Existem diversos padrões ou tipos conhecidos de design patterns. São divididos por sua função, sendo demonstrados em três categorias de padrões: Comportamental, De criação, Estrutural. Alguns dos mais famosos padrões são:
PADRÃO SINGLETON - PADRÃO FACTORY METHOD - PADRÃO ABSTRACT FACTORY - PADRÃO FACADE - PADRÃO OBSERVER - PADRÃO COMPOSITE - PADRÃO MVC - PADRÃO PROXY .

Há alguns dias atrás li um artigo do colega  Gustavo Marques (no link http://programadorprofissional.blogspot.com.br) que usou uma analogia para definir sabiamente   por qual motivo devemos usar padrões e aproveito o ensejo para publicar abaixo:

Vale muito a  pena usar padrões de projeto. Todos nós nos beneficiamos dos padrões em diversas áreas da vida. Pense por exemplo no corpo humano: o que aconteceria se cada indivíduo tivesse seus órgãos internos em um local diferente do corpo? Quanto trabalho daria ao cirurgião localizar primeiro onde se encontra tal órgão, entender suas particularidades para então começar uma cirurgia? Felizmente nossos corpos seguem um padrão, duas pernas, dois olhos, coração localizado no tórax, etc. E isso facilita a sua 'manutenção'. Essa bela analogia pode ser aplicada ao desenvolvimento de software. O uso de padrões (como da analogia  do corpo humano) de desenvolvimento permite uma série de benefícios.


Muitos já construíram software da maneira errada e aprenderam lições disso. Outros construíram software da maneira correta e observaram os benefícios resultantes. Esse conjunto de experiências proporcionam um excelente conhecimento disponível. Podemos dizer que utilizar padrões de projeto é se beneficiar da experiência adquirida por outros.
Bem, esta foi a primeira contribuição de 2013. Design Patterns é largamente utilizado nas industrias de software. Não se executa grandes projetos sem seguir padrões. Isto é fato.
Forte abraço,

Fabiano Lopes - 02 de Janeiro de 2013 - 21:35





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