sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

LATÊNCIA x BANDA

O que é latência? O que é largura de banda? 
Aproveitando as férias na faculdade e também uma brechinha na firma escrevo esta postagem a fim de esclarecer dois termos diferentes e pouco compreendido.

Muita gente confunde velocidade da internet com capacidade de tráfego, induzida principalmente pelas provedoras de internet. 
Quantos de nós cansamos de ver propagandas na tv dizendo "operadora sicrana" velocidade de 5 megas, 10 megas por apenas R$ 39,90?
É aí que entra a história de latência e da largura de banda.
Contratar um plano de 1 mega, 2 megas ou 5 megas tem a ver com largura de banda e pouca a ver com a velocidade da internet.
Banda é a quantidade de dados que são transferidas numa rede em um determinado fator de tempo.
Ao contratar plano de 1 mega, entenda que você terá a capacidade de transporte de 1 megabit por segundo na rede. Ao contratar um plano de 2 megas, você terá a capacidade de transporte de 2 megabits por segundo na rede. Isto quer dizer que para efetuar um download ou upload, quanto maior for a banda, mais rápido este terminará de ser executado. 
Para exemplificar sobre largura de banda, considere a postagem de uma foto no facebook (upload): na rede com 2 megas, a execução completa do upload da foto terminará na metade do tempo que levaria em uma rede de 1 mega.
Por padrão, a capacidade da banda é medida em bits por segundo.
O cabo coaxial tem capacidade de transmitir no máximo 5 Mbps. Já a fibra óptica, melhor opção atualmente, tem capacidade de transmitir 10 Gbps de dados.

Já velocidade da internet (ou da rede) é diferente e por padrão é medida em milissegundos e é conhecida por latência.
Latência é a medida de tempo que um pacote de dados leva para percorrer um trajeto do início ao fim entre dois pontos diferentes.
Para exemplificar latência, pense numa transmissão ao vivo na tv. O repórter está na rua, aguardando perguntas dos apresentadores que estão em algum estúdio na sede, de repente se percebe claramente que o apresentador terminou de fazer uma pergunta e o repórter ainda não a recebeu no ponto completamente. Só depois de algum tempo termina a transmissão da pergunta e ele começa a responde-la. Isso é latência. É a velocidade de uma transmissão de dados (neste caso do exemplo,  transmissão de áudio).
Quanto menor a latência, melhor a velocidade. Ter menor latência é o desejo dos entusiasmados gamers on line, que dependem muito de que suas ações no mouse cheguem rápido ao servidor destino. Quer ver? O cara está jogando futebol na rede, dá um chute a gol, só que para sua surpresa, inexplicavelmente o adversário lhe tomou a bola, antes de seu chute. Isto ocorreu por conta da alta latência, ele enviou os dados (executar chute) que demoraram tanto a chegar no destino que a latência menor do adversário possibilitou que os dados dele (executar tomada de bola) chegasse primeiro ao destino. Delay.
Nestes casos, ter maior banda não significará necessariamente ter mais velocidade. Por isso é muito importante não confundir latência com largura de banda.

Uma importante analogia e bem conhecida na área de TI para explicar este conceito da diferença de latência e largura de banda é a dos carros na rodovia. Adaptarei a rodovia como sendo a Ponte Rio-Niterói que daqui da janela de casa a vejo. Imagina a latência como o tempo que um carro leva para percorrer a Ponte Rio-Niterói e imagine como largura de banda a quantidade de carros que a ponte suporta ao mesmo tempo. Suponhamos que a Ponte Rio-Niterói tenha 10 km (na realidade tem treze) e que para percorrer toda a extensão dela, um carro vá a velocidade máxima da ponte que é de 100 km/h. Este carro levará 6 minutos para percorrer o percurso. Neste caso, estamos falando de apenas um carro percorrendo a ponte - como se houvesse apenas uma faixa, com passagem para apenas um carro por vez. 
Mas na realidade a Ponte Rio-Niterói possui 4 faixas, possibilitando a passagem de 4 carros ao mesmo tempo, lado a lado, com a mesma velocidade. Neste caso, 4 carros terminarão o percurso nos mesmos 6 minutos.
Transferindo esta analogia para o conceito de redes, temos carros que significam os pacotes de dados, a ponte significa os cabos físicos, as faixas são a largura da banda, o tempo do percurso é a latência. Veja que pensando desta maneira, não consigo maior velocidade, mesmo com mais largura da banda. O que consigo com isto é transmitir mais dados ao mesmo tempo.
Então é isso: 
Aumentar a largura da banda me permite mais usuários utilizando a mesma aplicação simultaneamente e uma maior performance em downloads e uploads. 
Ter melhor velocidade, me permite ter melhor resposta a eventos on line, ao vivo e a videos-conferências.
Bem pessoal, esta foi mais uma postagem, desta vez falando sobre latência e largura de banda, termos que causam diversas confusões entre muitas pessoas.
Espero que a explicação tenha sido suficientemente clara. Poste seu comentário, acrescente mais conteúdo a esta postagem.
Forte abraço,

Fabiano Lopes - 11 de janeiro de 2013 - 16:51





Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? NÃO GOSTOU? TEM ALGO IMPORTANTE A ACRESCENTAR?
Comente, seu comentário é importante !